Atelier de Gravura

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Margarida Coelho.
HORÁRIO: 6ª Feira, das 14:05 às 17:05.
DESTINATÁRIOS: Alunos do Secundário.
DESCRIÇÃO: A Gravura é uma técnica de impressão em relevo, que no caso deste atelier se debruça nos seus aspetos mais significativos: Gravura sobre metal, madeira linóleo e técnicas alternativas. Este atelier tem por objetivos Divulgar aos alunos interessados do Ensino Secundário e professores do Colégio, a Gravura como ofício centenário tradicional de reprodução e como expressão artística autónoma e contemporânea. Motivar os alunos para o preenchimento dos tempos livres sob formas mais gratificantes em termos espirituais e intelectuais. Permitir aos alunos a realização de projetos individuais na vertente da gravura, desenvolvendo desta forma conhecimentos técnicos e consequentemente estéticos. Desenvolvendo desta forma: O espírito de pesquisa técnica para que esta seja um modo de expressão pessoal – o domínio técnico deve de estar ao serviço do projeto artístico. O profissionalismo, visto a gravura ser uma técnica que exige método, organização dentro do espaço de trabalho. E por consequência a autonomia. Dando a compreender aos alunos, que através do diálogo com o professor orientador e da experimentação e investigação poderá haver um progresso, no sentido de facilitar o encontro entre aquilo quer exprimir e aquilo que de facto sente.
Visitar o site do Atelier de Gravura.
Visita o facebook do Atelier de Gravura.

Atelier de Fotografia

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Daniel Pedrosa.
HORÁRIO: a definir.
DESTINATÁRIOS: Alunos do Secundário.
DESCRIÇÃO: O atelier de fotografia assume-se como um espaço de reflexão e criação fotográficas em que o aluno encontra no grupo e no orientador os mesmos interesses, ou não. O atelier de fotografia é também um espaço de natureza interdisciplinar e solidária. Qual será o papel da fotografia a preto e branco nos dias de hoje? É certamente o principal requisito para a fotografia “pura” e objectiva. Como todos os repórteres fotográficos, Cartier Bresson insiste firmemente que o laboratório fotográfico permanece integro, mesmo que seja para somente imprimir um negativo. Outros fotógrafos, como Uelsmann, fazem efeitos com essa mesma integridade para entregar resultados altamente subjectivos. Muitos, ainda vêm o laboratório como um workshop experimental para a produção de uma grande variedade de imagens abstractas.
Visitar o site do Atelier de Fotografia.