Orquestra Juvenil

A Orquestra Juvenil do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas teve início em 1994, a partir de um projecto criado e dirigido pelo professor Albano Gonçalves. Este projeto envolve alunos que frequentam o ensino da música em Tunas, Bandas e Academias de Música da região. Atualmente a orquestra conta com os seguintes naipes instrumentais: Cordas - Violino, violoncelo, e contrabaixo; Sopros - Flautim, flauta, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone e tuba; Percussão – Bateria e outros. Actualmente a orquestra tem 53 elementos.
Os ensaios de correm habitualmente no Grande Auditório às 4.ª feiras das 21:00h às 23:00h.
A orquestra participa habitualmente em actividades de carácter lúdico e cultural, dentro e fora do Colégio.
Os objectivos deste projecto são:
  • Desenvolver as competências artísticas, no âmbito da Música, dos alunos que frequentam o ensino da música instrumental.
  • Fomentar o intercâmbio de jovens músicos.
  • Colaborar em actividades pedagógicas, lúdicas e formativas, dentro e fora do Colégio.
  • Introduzir nos alunos o gosto e o sentido do trabalho instrumental em grupo.
  • Experimentar estilos e formas musicais diversificadas.
O reportório é diverso e transversal, incluindo música standard, clássica, ligeira, pop rock e tradicional.