Notáveis

Os notáveis são os ex-alunos do Colégio que se têm vindo a notabilizar em diferentes áreas, muito para além dos muros que nos circunscrevem: na banca, na política, no desporto, nos media, na investigação, no mundo empresarial, na vida militar, nas artes, na igreja, na docência, na saúde…
Neste espaço dar-vos-emos conta dessas personalidades: quantos anos estudaram no Colégio, que estudos, a posteriori, realizaram e a carreira que empreenderam. Lançada a semente, espera-se que a mesma floresça, nos contemporâneos alunos do Colégio de Lamas.

Adão Paulo Soares da Silva

Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro

Percurso escolar no Colégio: 10º ao 12º ano

Habilitações Literárias: • Licenciatura e Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro • Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro

Percurso Profissional: Foi assistente convidado na Universidade de Aveiro É Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro e Investigador no Instituto de Telecomunicações Participação em vários projetos Europeus de investigação cientifica (ex. Enhanced Wireless Communication Systems Employing Cooperative Diversity (CODIV), Fibre-Optic Networks for Distributed Extendible Heterogeneous Radio Architectures and Service Provisioning (FUTON), etc) Coordenador e participação em vários projetos de investigação nacionais Autor de mais de 50 publicações científicas em conferências e revistas internacionais.

Amaro Fernandes de Sousa

Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro e Membro Investigador do Instituto de Telecomunicações.

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro • Mestrado em Engenharia de Telecomunicações pela University College of North Wales, Reino Unido •Doutoramento em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Aveiro.

Percurso Profissional: • Foi monitor no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro • Foi bolseiro de investigação científica na University College of NorthWales, Reino Unido e na Universidade de Aveiro • Foi assistente no Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro • É professor no Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro • É membro investigador do Instituto de Telecomunicações, pólo de Aveiro, desde a sua fundação, em 1993.

Ana Filipa Lima Osório Magalhães Santos

Investigadora no Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto.

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Química – Ramo Científico, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.Doutoramento em Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Percurso Profissional: Desenvolve trabalhos na área de investigação de Química–Física: Termoquímica experimental e computacional.Foi distinguida nacional e internacionalmente com diversos prémios, nomeadamente: Prémio Doutor Mendonça Monteiro, Prémio Eng. António de Almeida (classificação mais elevada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), Prémio Teresa Fonseca, Prémio "IACT Júnior Award – 2008", atribuído bienalmente pela International Association of Chemical Thermodynamics (IACT).Formadora na demonstração para Professores do ensino secundário, realizada pela Sociedade Portuguesa de Química – Semifinal das Olimpíadas da Química+, no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Monitora no Projecto "Escola de Química", realizado no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Colabora na orientação dos trabalhos experimentais de disciplinas do Mestrado em Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Colabora com o Instituto de Química Física "Rocasolano", CSIC, Madrid, Espanha no estudo termoquímico de diversas compostos orgânicos. utora de várias publicações em revistas de circulação internacional com arbitragem científica e de diversas comunicações em conferências científicas nacionais e internacionais. Actualmente é membro integrante do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto, Grupo de Investigação de energética molecular, colóides e bio-interfaces.

Bárbara Joana Martins Leite Ferreira

Investigadora, bolseira de pós-doutoramento, no Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) da Universidade de Aveiro.

Percurso escolar no Colégio: 10º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Química Industrial e Gestão pela Universidade de Aveiro • Mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro • Doutoramento em Engenharia Biomédica pela Universidade de Aveiro.

Percurso Profissional: É Bolseira de Investigação Científica na Universidade de Aveiro Foi monitora das aulas práticas de Cálculo I/II e de Física I/II Membro da equipa de investigação, bolseira de pós-doutoramento, do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) da Universidade de Aveiro (Estudo e desenvolvimento de novos fármacos com atividade anti tumoral) Participação em vários projetos de investigação científica, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, na área da Engenharia Biomédica Autora de mais de 20 comunicações apresentadas em conferências nacionais/ internacionais e de vários artigos científicos publicados em revistas de circulação internacional.

Bruno Filipe Cunha Martins de Sousa Monteiro

Músico/ Violinista Concertista.

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciado em Música (Violin Performance) pela Manhattan School of Music de Nova Iorque, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Nacional de Cultura • Mestrado em Música (Violin Performance) pelo Chicago College of the Performing Arts/Roosevelt University, como bolseiro do Ministério da Cultura/Gabinete das Relações Internacionais e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior • Atribuída em 2007 uma bolsa de estudo pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia para Estudos de Doutoramento nos Estados Unidos da América.

Percurso Profissional: • Tem vindo a desenvolver uma intensa actividade concertística, apresentando-se em recital, como solista com orquestra e em música de câmara nos mais destacados circuitos nacionais de concerto como, por exemplo, Festivais Internacionais de Música de Paços de Brandão, Santa Maria da Feira, Óbidos, Guarda (Outonal), Coimbra e Póvoa de Varzim, Casa das Artes de V. N. de Famalicão, Biblioteca Joanina, Teatro Municipal de Vila Real, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Aveirense, Teatro José Lúcio da Silva de Leiria, Theatro Circo, Teatro Sá da Bandeira de Santarém, Museu da Música Portuguesa, Teatro Municipal de Almada, Europarque, Ateneu Comercial do Porto (Ciclo Internacional de Concertos), Fundação Eng. António de Almeida, Rivoli Teatro Municipal, Grande Auditório da Universidade Nova de Lisboa, Teatro Municipal de São Luiz, Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional de São Carlos e Temporada de Música da Fundação Calouste Gulbenkian •Gravou por diversas vezes para a Televisão e Rádio (Antena 2, Rádio Clube Português e Rádio Europa) de Portugal •Tocou como solista com a Orquestra da Fundação Musical dos Amigos das Crianças de Lisboa, Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho, Orquestra Musicare, Nova Orquestra de Câmara do Porto, Orquestra Filarmónica das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Palma de Maiorca, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica Portuguesa e com a English Chamber Orchestra • Representou Portugal na Jeunesses Musicales World Orchestra, no naipe dos primeiros violinos, durante dois anos consecutivos. Integrado nesta orquestra, gravou ao vivo na Berlin Philharmonie, sob a direcção dos maestros Daniel Harding e Ole Kristian Ruud •No estrangeiro, actuou em Espanha (Festivais Internacionais de Música de Cura e Artà), França, Itália, Holanda, Alemanha (Berlin Philharmonie), Dinamarca (Radio Danish Hall de Copenhaga), Filipinas, Malásia, Coreia do Sul e E.U.A (nomeadamente como solista na Casa Italiana Zerilli Marimò e no Carnegie Hall de Nova Iorque) • Gravou, até ao momento, três trabalhos discográficos, intitulados DEBUT (NUM1154), 20th CENTURY EXPRESSIONS (NUM1173) e IN RECITAL • Galardoado nacional e internacionalmente, recebeu, entre outros, o 1º Prémio Nacional de Violino do Concurso da Juventude Musical Portuguesa de Lisboa e foi um dos vencedores com a Menção Especial do Júri do Ibla Grand Prize International Music Competition em Itália •Considerado pela crítica especializada como sendo "sem dúvida um dos melhores violinistas portugueses da actualidade" (Público). O seu som é descrito como "cristalino e hipnótico" (Jornal de Notícias). O mesmo jornal elogia igualmente o seu “virtuosismo” e as suas interpretações reflectem "a atenção ao pormenor, o fraseado certo e o cuidado na expressão. Tudo é claro, sincero e veemente." (Jornal de Letras) http://www.bruno-monteiro.com/

Débora Ferreira de Sá

Apresentadora do Porto Canal.

Percurso escolar no Colégio: 9º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Jornalismo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. MBA em Gestão de Empresas, no Instituto de Desenvolvimento e Especialização Profissional do Porto. Pós-Graduação em formação de apresentadores e locutores para a Televisão, na Universidade Lusófona de Lisboa. 

Percurso Profissional: Realizou o estágio profissional na RTP Porto e TVI Lisboa. Foi responsável de comunicação e promotora de vendas da empresa Viva Melhor, na RTP, SIC e TVI e da empresa Decisões e Soluções. Presentemente, é apresentadora dos programas Consultório e Grandes Manhãs, do Porto Canal.

 

Dulce Maria Ferreira Oliveira

Scrum Master de Projectos de Inovação no Banco BPI (Banco Português de Investimento).

Percurso escolar no Colégio: 7º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • 12º ano do Curso Técnico-Profissional de Informática de Gestão • Frequência do 3º ano do Curso de Economia da Faculdade de Economia do Porto (FEP). 

Percurso Profissional:  • Analista/Programador na Companhia Portuguesa de Computadores (CPC) • Analista/Programador de Sistema de Custódia de Títulos no Banco Português de Investimento • Analista/Programador de Sistema de Custódia de Títulos no Banco BPI • Analista Funcional de Sistemas de Negociação e Custódia de Títulos no Banco BPI • Coordenador de Equipa de Analistas Funcionais de Sistemas Informáticos no Banco BPI.

Irene Espinheira de Oliveira

Procuradora-Adjunta do Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.

Percurso escolar no Colégio: 5.º ao 12 .º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. •Curso de formação de magistrados no "Centro de Estudos Judiciários" de Lisboa.

Percurso Profissional: • Realizou estágio da magistratura do Ministério Público no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira. • Exerceu as funções de Procuradora - Adjunta nas Varas Cíveis do Tribunal do Porto e no Tribunal Judicial de Oliveira de Azeméis. • Actualmente exerce as funções de Procuradora-Adjunta no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, estando ligada à área cível (família e menores).

Joaquim Jorge da Silva Marques

Professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Artes Plásticas-Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Apresentação de provas públicas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Cientifica na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desenvolve estudos de doutoramento na área científica do desenho.

Percurso Profissional: Foi docente da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) da disciplina de Pintura I, do Curso de Pintura. Tem participado, como convidado, em palestras, seminários, projectos editoriais e curatoriais no âmbito do desenho. Expõe o seu trabalho individual e colectivamente desde 1993. É assistente da Faculdade de Belas Artes do Porto da cadeira de Desenho.

Jorge Manuel Gonçalves Esteves

Magistrado.

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. •Formação em Magistratura do Ministério Público, pelo Centro de Estudos Judiciários de Lisboa. • Realização do estágio no Tribunal de Santa Maria da Feira.

Percurso Profissional:  • Magistrado do Ministério Público no Tribunal de Santa Maria da Feira. • Magistrado do Ministério Público no Tribunal de S. João da Madeira.

José Carlos Ferreira Mendes

Diretor de Controlo de Gestão da Imperial – Produtos Alimentares, S.A, empresa integrada no Grupo RAR.

Percurso escolar no Colégio: 7.º ao 12 .º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Revisor Oficial de Contas. Pós-graduação em Análise Financeira e MBA em Finanças pelo IESF, Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, de Vila Nova de Gaia

Percurso Profissional: • Foi Técnico Comercial da Beremiz – Microcomputadores e Serviços, Lda e Auditor/Consultor na BDO Binder & Co. • Foi Diretor Administrativo e Financeiro da Imperial – Produtos Alimentares, S.A. e da Imperial – Comércio e Distribuição de Produtos Alimentares. • Atualmente é Diretor de Controlo de Gestão da Imperial – Produtos Alimentares, S.A.

José Manuel Silva Oliveira

Vereador e Vice- Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Percurso escolar no Colégio: 7º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Arquitetura, pela Escola Superior Artística do Porto.

Percurso Profissional: • Foi Professor de Educação Visual no Colégio de Lamas. • Criou a Aparo – Atelier de Arquitetura Lda. • A partir de 1998, passou a integrar o executivo da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, acumulando sucessivamente os pelouros do planeamento, habitação, urbanismo e transportes. • É vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

José Ricardo da Conceição Faria

Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Entre Douro e Vouga.

Percurso escolar no Colégio: 10º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Percurso Profissional: • Foi Técnico Superior, responsável pelas áreas Administrativa e Financeira, do Centro de Formação Profissional de Rio Meão. • Foi Coordenador do Núcleo de Gestão do Centro de Formação de Rio Meão. • Atualmente, é Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Entre Douro e Vouga.

Luís Filipe Martins Leite Ferreira

Engenheiro Opto-Eletrónico na Agência Espacial Europeia (ESA) e aluno da Universidade Internacional do Espaço (ISU).

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura e Mestrado em Engenharia Física pela Universidade de Aveiro.

Percurso Profissional: • Foi bolseiro de Investigação Científica pelo Departamento de Física da Universidade de Aveiro, trabalhando nas áreas de sensores em fibra óptica e dinâmica costeira, em colaboração com o Laboratorio Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a Universidade do Algarve (UAlg). •Estagiou, e posteriormente viria a ser contratado, pelo Centro Tecnológico da Agência Espacial Europeia (ESA, ESTEC), situado em Noordwijk, Holanda, dando o seu contributo aos laboratórios de Optoelectrónica e Laser (Laser Lab). •Atualmente integra o Programa de Estudos Espaciais (SSP, Space Studies Program) da Universidade Internacional do Espaço (ISU, International Space University), a decorrer no Instituto de Tecnologia da Flórida (FIT, Florida Institute of Technology) e Centro Espacial John F. Kennedy, NASA (NASA-KSC, Kennedy Space Center).

Maria de Fátima Henriques da Silva

Professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Percurso escolar no Colégio: 5.º ao 12 .º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. • Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. • Doutoramento em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Percurso Profissional: • Foi docente do Ensino Básico e Secundário. • Supervisionou o Estágio Pedagógico de Português do Ramo Educacional da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. •Actualmente lecciona várias cadeiras de Linguística Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Maria Margarida Santos Soares da Rocha Gariso

Delegada de Viação de Aveiro.

Percurso escolar no Colégio: 7.º ao 12 .º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Direito pela Universidade Portucalense. •Frequência de Pós-Graduação em “Direito Administrativo e Administração Pública”, promovido pelo Instituto Superior de Tecnologia Empresarial do Porto. • Mestrado em Gestão Pública pela Universidade de Aveiro.

Percurso Profissional: • Exerceu a actividade de Advocacia. •Realizou Formação Profissional na área da Qualidade. •Foi Directora do Serviço da Qualidade, em diversas empresas de transformação de produtos de cortiça sediadas no concelho de Santa Maria da Feira. • Foi Vereadora na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e deputada na Assembleia da República. • Actualmente integra a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira.

Maria Salomé de Oliveira Neves Tavares

Diretora do Zoo de Lourosa - Parque Ornitológico.

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Biologia, ramo de especialização científica, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. • Pós-graduação em Marketing, pela Escola de Gestão Empresarial do Porto, da Universidade Católica Portuguesa.

Percurso Profissional: Estagiou no Laboratório de Anatomia Patológica do Instituto Português de Oncologia- Centro Regional do Porto, no âmbito da Formação Avançada para o Ensino Superior do PRODEP. Foi docente na Escola EB 2,3 de Paços de Brandão, na Escola Secundária de Vale de Cambra, na Escola EB 2,3 de Argoncilhe, na Escola Secundária de Santa Maria da Feira e na Escola EB 2,3 Prof. Dr. Carlos Alberto Almeida. Foi formadora no CINCORK e na Associação Concelhia de Desenvolvimento Social “Pelo Prazer de Viver”. Atualmente, é diretora do Parque Ornitológico de Lourosa, equipamento gerido pela empresa municipal Feira Viva, Cultura e Desporto.

Nuno Alexandre Meneses Bastos Moutinho

Docente Universitário e Empresário na Área da Educação.

Percurso escolar no Colégio: 5.º ao 12.º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura e Mestrado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Doutorando em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (aguarda marcação da data para a defesa da dissertação).

Percurso Profissional: Foi Monitor e Assistente-Estagiário na Faculdade de Economia do Porto e docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Investigador do Centro de Estudos de Economia Industrial, do Trabalho e da Empresa.  É Docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A título empresarial, destaca-se o facto de ser Sócio-Fundador e Director-Geral do Colégio das Terras de Santa Maria e Director-Geral do Externato Paraíso dos Pequeninos.

Paulo Alexandre Alves Coelho de Barros

Solista Chefe de Naipe da Orquestra Nacional do Porto e Professor de Flauta Transversal.

Percurso escolar no Colégio: 5.º ao 12 .º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Flauta Transversal pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto e prémio de melhor aluno atribuído pela Fundação Engenheiro António de Almeida. • Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Percurso Profissional: • Foi professor de Educação Musical no Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas. • Foi laureado com o primeiro Prémio na Juventude Musical Portuguesa e o primeiro Prémio no Prémio Jovens Músicos. • Integrou várias orquestras: Orquestra das Academias Particulares, Orquestra Portuguesa da Juventude, Oficina Musical, Remix Ensemble, OrchestrUtópica, Orquestra Luso-Alemã, Escola da Orquestra dos Jovens da Comunidade Europeia (ECYO), Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Nacional do Porto. •A sua actividade artística internacional expande-se por países como o Luxemburgo, Suíça, França, Espanha, Macau, Colômbia e Áustria. • Leccionou no Conservatório de Música da Guarda, Conservatório de Música da Covilhã, Escola Profissional de Música da Covilhã, Escola Profissional de Música do Porto e Escola de Música do Porto. • Ganhou por concurso, ficando em 1º lugar, o cargo de Professor de Flauta Transversal na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE). • É professor convidado da Universidade Católica Portuguesa no Porto, professor responsável da Classe de Flauta Transversal na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) e Solista Chefe de Naipe da Orquestra Nacional do Porto (ONP), residente na Casa da Música.

Sérgio Reis Ribeiro

Presidente da Junta de Freguesia de Lourosa e Sócio-Gerente de várias empresas.

Percurso escolar no Colégio: 7.º ao 9 .º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia do Porto.

Percurso Profissional: • Foi professor de Matemática no Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas. • Foi director financeiro da Sociedade Nortenha de Cortiças, Nortinor e Amadeu Soares Moutinho. •Foi director e administrador do jornal “Amanhã”. • Foi director financeiro das empresas J. Ribeiro & Filhos Lda., Sérgio Ribeiro Lda. e Oliveira & Sousa Lda.. • Foi Vice-presidente do Centro Social de Lourosa. • Foi Vogal da Comissão Política Concelhia do PSD, 1º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira e Presidente da Junta de Freguesia de Lourosa.

O Dr. Sérgio Reis Ribeiro faleceu a 17 de julho de 2012.

Virgínio Aurélio de Sá Alves

Empresário - Sócio-gerente da empresa ARMIS-Sistemas de Informação Lda.

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • 12º ano do Curso Técnico-Profissional de Informática de Gestão • Frequência do 1º ano do Curso de Economia da Faculdade de Economia do Porto (FEP).

Percurso Profissional:  • Iniciou a carreira profissional no CINCORK, onde realizou o estágio como programador informático. • Colaborou em diversas empresas de informática, nomeadamente no grupo CPC (CPCsi, CPCis, CPCcg), Eugénio Branco e Indra Portugal, desempenhando funções de Direcção de Produção. • Presentemente, é sócio-gerente da empresa ARMIS-Sistemas de Informação, software house, que se dedica ao desenvolvimento de Soluções Informáticas para algumas das maiores empresas nacionais, tais como a Brisa, Estradas de Portugal, TAP, Caixa Geral de Depósitos, Porto Editora, CIMPOR, EFACEC e Portugal Telecom.

Vítor Avelino Soares Ribeiro

Médico especialista em Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Prelada.

Percurso escolar no Colégio: 7.º ao 12..º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Percurso Profissional: • Realizou o Internato Geral no Hospital de S. João do Porto e o Internato Complementar de Ortopedia no Hospital Geral de Santo António e no Hospital da Prelada, ambos na cidade do Porto. • Actualmente é médico especialista em Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Prelada.

Amadeu Albertino Soares Albergaria

Deputado na Assembleia da República.

Percurso escolar no Colégio: 5.º ao 12.º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (aluno Eramus, no 5.º ano da faculdade, na Université de Paris XII, Faculté de Droit).

Percurso Profissional: • Foi advogado na "Gustavo Fernandes, Domingos Leite e Associados, Sociedade de Advogados". •Foi adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. • Foi Administrador da Fundação da Juventude. • Foi Vereador do Pelouro da Educação, Cultura, Desporto e Juventude e Administrador da Empresa Municipal "Feira Viva, Cultura e Desporto; EM".

Américo Lopes de Azevedo

Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Escola de Gestão do Porto e Universidade de Aveiro

Percurso escolar no Colégio: 7.º ao 12.º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores (FEUP). •Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (eq. Mestrado) e Doutoramento em Engenharia. • Em termos da posição na carreira universitária é professor associado.

Percurso Profissional: • Orienta diversos trabalhos de investigação (mestrados e doutoramentos) na Universidade do Porto – FEUP e EGP e Universidade de Aveiro). •Participa e coordena projectos em organização e gestão industrial e I&D a nível nacional e internacional •Autor de várias publicações em livros e revistas internacionais. • Responsável pela Inovação e Desenvolvimento Organizacional, na Azevedos Indústria, em Lourosa.

António Manuel de Sousa Ferreira

Responsável de Departamento de Engenharia da EFACEC e Professor Universitário.

Percurso escolar no Colégio: 7.º ao 12.º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na opção de Sistemas de Controlo de Potência.

Percurso Profissional: • Foi colaborador da Renault Portuguesa (Cacia). • Foi responsável pelo Departamento de Assistência Pós-Venda na EFACEC - Sistemas de Electrónica S. A, onde é responsável pelo Departamento de Engenharia e Gestão de Projectos, da Unidade de Negócios Sistemas de Alimentação. •Foi assistente na Universidade Lusíada do Porto. •Actualmente rege a cadeira de Sistemas Electrónicos de Controlo de Potência no Instituto Superior Politécnico de Gaia.

Benjamim de Sousa Silva

Capelão Militar e Vigário Cooperador.

Percurso escolar no Colégio: 10.º ao 12.º ano.

Habilitações Literárias: • Curso de Teologia pela Universidade Católica do Porto.

Percurso Profissional: • Foi adjunto do Pároco de Ovar, o Padre Manuel Pires Bastos, na qualidade de Diácono e Presbítero. • Foi Capelão Militar: no Porto, no Hospital Militar D. Pedro V e na Reclusão Militar; nas Tropas Aerotransportadas de S. Jacinto; na Base Escola e Comando de Tropas Paraquedistas, em Tancos; no Campo Militar de Santa Margarida; no Regimento de Infantaria Nº 2 (RI2), em Abrantes; no Regimento de Engenharia Nº 1 (RE1), na Pontinha e no Comando da Região Militar Norte. •Foi professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Colégio Militar de Lisboa. •Integrou as missões de interposição da ONU, na Bósnia Herzegovina e no Líbano. • Actualmente é Capelão Militar no Comando do Pessoal do Porto, no Regimento de Artilharia Nº 5 (RA5), na Serra do Pilar e no Regimento de Engenharia Nº3 (RE3), em Espinho, e Vigário Cooperador da Paróquia de S. Cristovão de Ovar.

Carlos Alberto Casas Azevedo

Juiz de Direito no Círculo Judicial de Santa Maria da Feira.

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 11º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Direito, no Ramo de Ciências Jurídico-Económicas, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Percurso Profissional: • Foi secretário da APIFER- Associação Portuguesa dos Industriais de Ferragens • Realizou o Estágio Profissional da Magistratura Judicial no Tribunal Judicial de Ovar • Exerceu as funções de juiz nos Tribunais de Ovar, Murça e Sabrosa, Cíveis de Lisboa, Família e Menores de Vila Franca de Xira, Círculo Judicial da Guarda, Arouca, Estarreja e S. J. da Madeira • Foi, por inerência, presidente dos Tribunais de Murça, Sabrosa, Arouca, Estarreja e S. J. da Madeira.

Carlos Ferreira Martins da Silva

Economista, Consultor, Presidente da ADDICT e Fundador e Director da Opium Lda.

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto • Master em gestão •Pós-graduação em Turismo Cultural na Universidade de Barcelona • Doutorando em Geografia pela Universidade do Porto.

Percurso Profissional: Foi consultor de empresas na Deloitte. Foi vereador do Pelouro da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Foi presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira e da Feira Viva, Cultura e Turismo EM. Foi Presidente da Direcção da ADREDV – Agência de Desenvolvimento Regional de Entre-Douro e Vouga. Foi coordenador do Programa de Animação das Cidades no âmbito do Euro 2004 e do programa "Cooperar para Desenvolver – O Turismo do Norte em Rede". Foi consultor do Programa de Desenvolvimento Territorial da Área Metropolitana do Porto e de Trás-os-Montes. Foi consultor estratégico da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, Fundação Serralves e CCDR-n. Foi consultor do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial. Foi consultor da candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura 2012. É co-autor do Estudo Macroeconómico "Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas no Norte de Portugal", no âmbito de um consórcio internacional formado com Charles Landry e Tom Fleming. É Director de Projecto "Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura". É Membro do Conselho Nacional de Cultura – Secção das Artes e perito do InovArt É Director Executivo dos projectos Porto 2.0 Festival da Cidade em Mudança, Festival do Norte. É presidente da ADDICT - Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas. É fundador e sócio-gerente de três empresas de consultoria e planeamento urbano, cultural e criativo, tendo realizado projectos em todo o país. É fundador e director da Opium, Lda, empresa de referência na gestão de projectos culturais.

Carmen Andreia da Silva Couto

Directora Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Percurso escolar no Colégio: 5.º e 12 .º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Direito pela Universidade Portucalense, menção Ciências Jurídicas. •Frequência de Pós Graduação em Direito Penal Económico e Europeu, na Universidade de Coimbra. • Pós Graduação em Direito do Desporto, na Universidade Lusíada do Porto. •Actualmente frequenta o Curso de Pós Graduação em Direito do Desporto Profissional organizado pelo Instituto de Direito de Empresas e do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Percurso Profissional: • Exerceu as funções de Professora de formação musical no Externato Lumen, no Porto. • Exerceu a actividade de advocacia com domicílio profissional no Porto. •Exerceu funções no Departamento de Cobranças e Recuperação de Crédito do Credibanco, pertencente ao grupo do Banco Comercial Português. • Desempenhou funções de assessoria jurídica à Comissão Disciplinar e Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.  • Foi responsável pelo Departamento de Registo de Contratos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. • Foi Secretária Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Dimas Joaquim Ferreira dos Santos

Empresário e Dirigente do Desporto Adaptado da Feira Viva EM.

Percurso escolar no Colégio: 5.º ao 11.º ano.

Habilitações Literárias : • 10.º ano

Percurso Profissional: • Foi escriturário nas empresas Carlos & Silva, Lda., João de Sousa, Lda., Martins de Sá & Irmão Lda. e gerente da empresa Corchos Serranos Janosa, em Espanha. •Fundou as empresas C & D – Comércio e Indústria de Cortiça, Lda. e DC Portugal Cortiças, Lda. • Em termos desportivos, foi campeão nacional de Natação Adaptada, na categoria SB6, pelo Futebol Clube do Porto e pelo Clube de Futebol União de Lamas e fundou a Secção de Natação de Desporto Adaptado do Clube de Futebol União de Lamas. • Foi distinguido com o prémio Desporto Adaptado, pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Rádio Clube da Feira e o prémio Dr. Manuel Laranjeira, pelo GDCM – Grupo de Dinamização Cultural de Mozelos. • Actualmente é sócio-gerente da empresa DC Portugal Cortiças, Lda. e dirigente do Desporto Adaptado, da Feira Viva EM, empresa do município de Santa Maria da Feira.

Fernando Manuel da Silva Couto

Ex-Jogador da Selecção Nacional de Futebol.

Percurso escolar no Colégio: 5.º ao 8.º ano e 2.º ano do Curso Geral Nocturno.

Habilitações Literárias: 9.º ano de escolaridade.

Percurso Profissional: • Iniciou a carreira desportiva no Espinho, passando depois pelo Lourosa, FC Porto, Famalicão, Académica de Coimbra, FC Porto, Parma, Barcelona e Lazio. • Campeão e vencedor da taça em Portugal, Espanha e Itália. • Campeão do Mundo de Sub-19, na Arábia Saudita. • Venceu a Taça UEFA pelo Parma e a Taça das Taças pelo Barcelona e Lazio • Chegou a ser o jogador português com mais internacionalizações.

Jacek Lukasz Kustra

Investigador da Philips Applied Technologies, nos Países Baixos.

Percurso escolar no Colégio: 6º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro (especialização na área de software de visualização médica). • Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Aveiro.

Percurso Profissional: • Foi vice-campeão nacional da I Divisão de Voleibol, no Esmoriz Ginásio Clube. • Trabalhou no Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA), primeiro como engenheiro de software para aplicações inter-hospitalares, a que se seguiu um trabalho de investigação na área da imagiologia multimodal com ressonância magnética funcional e electroencefalografia. • Foi professor assistente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), da Universidade de Aveiro. • Actualmente trabalha na Philips Applied Technologies, no High Tech Campus, em Eindhoven, Países Baixos, desempenhando funções na área de software para aplicações médicas.

Joaquim Manuel de Sousa Lima

Director Geral da APCOR- Associação Portuguesa da Cortiça.

Percurso escolar no Colégio: 7.º ao 12.º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Sociologia pela Universidade da Beira Interior. • Componente curricular de Mestrado em Sociologia pela mesma Universidade. • Pós-graduação em gestão empresarial na Associação Empresarial de Portugal, com especialização na área da Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduação em “Empreendedorismo e Inovação”, na Universidade Católica de Lisboa.

Percurso Profissional: • Foi Gestor de Formação Profissional na Associação Empresarial de Portugal e Vogal do Conselho de Administração do CTCOR, Centro Tecnológico da Cortiça. •É Vogal do Conselho de Administração do CINCORK, Centro de Formação Profissional da Indústria da Cortiça.

José António Oliveira Coelho

Magistrado e Membro da Comissão Arbitral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Percurso escolar no Colégio: 5.º e 6.º, 10.º ao 12 .º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Direito - ramo jurídico-políticas - pela Universidade Portucalense; • Pós-graduação em Direito Penal e Económico Europeu, pela Universidade de Coimbra; • Formação como Magistrado no Centro de Estudos Judiciários; • Mestrado em Direito Judiciário, Tese em Direito Processual Tributário, pela Universidade do Minho.

Percurso Profissional: • Foi professor de Inglês na Escola EB 2/3 Augusto Gil, no Porto. •Foi advogado estagiário em Espinho (Dr. EdilbertoCardoso). •No decorrer da formação no C.E.J. esteve colocado nas comarcas de Ílhavo e de Aveiro e foi magistrado em Matosinhos.

José Lino Ferreira Barros

Director da Escola Profissional de Paços de Brandão

Percurso escolar no Colégio: 10.º ao 12.º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Percurso Profissional: •Realizou estágio pedagógico na Escola Secundária de Canelas. •Foi professor das Escolas Secundárias de Arouca, Dr. Manuel Gomes de Almeida, Júlio Dinis, Ferreira de Castro e Escola Profissional de Paços de Brandão.

O Dr. José Lino faleceu a 22 de setembro de 2015.

Liliana Correia Neves

Jornalista Freelance e Apresentadora do Canal AXN.

Percurso escolar no Colégio: 11.º e 12 .º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. • Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Complutense de Madrid.

Percurso Profissional: • Foi colaboradora da Rádio Globo Azul e dos Jornais Defesa de Espinho e Maré Viva. • Fez estágio na RTP Porto – Informação. • Trabalhou na Agência EFE, em Madrid. • Coordenou e editou a revista The Lion Portuguesa (ONG). • É jornalista freelance da revista Traveller e do canal digital AXN – Sony. •Actualmente apresenta, no canal AXN, o programa Hollywood Boulevard.

Manuel Duarte da Silva Rocha

Economista, Docente Universitário e Investigador do CEMPRE. 

Percurso escolar no Colégio: 5.º ao 12 .º ano.

Habilitações Literárias: • Estudante Erasmus na University of Glasgow (Reino Unido). • Licenciatura em Economia pela Universidade de Coimbra. • Mestrado em Economia pela University of York (Reino Unido). • Doutoramento em Economia pela University of Oxford (Reino Unido).

Percurso Profissional: • Foi investigador no Fundo Monetário Internacional (Washington, D.C. - EUA). • Foi investigador na University of Oxford (Reino Unido). • Foi docente na University of Oxford (Reino Unido). • Actualmente é docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e investigador do CEMPRE - Centro de Estudos Macroeconómicos e Previsão.

Maria de Fátima da Conceição Faria

Apresentadora e Coordenadora de Informação da RTP.

Percurso escolar no Colégio: 5.º e 12 .º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Comunicação Social pela Universidade do Minho e consequente estágio na redacção do Porto do Diário de Notícias.

Percurso Profissional: • Foi colaboradora da Rádio Lourosa. •Realizado o estágio, integrou o quadro de jornalistas do Diário de Notícias, na sua redacção do Porto. • Foi jornalista da Euronews, em Lyon, França. • Fez parte integrante do projecto da NTV. • Actualmente é coordenadora de informação da RTPN, apresenta alguns jornais e o programa Sinais do Tempo.

Maria Irene Alves dos Santos

Enfermeira e Professora Coordenadora do Ensino Superior Politécnico na Área da Saúde.

Percurso escolar no Colégio: 5.º e 6.º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Enfermagem na Escola de Ensino e Administração de Enfermagem de Lisboa •Curso de Enfermagem Complementar, Secção de Ensino e Secção de Administração, na Escola de Ensino e Administração de Enfermagem de Lisboa •Mestrado em Ciências de Educação, Área Especifica de Pedagogia da Saúde, na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade Clássica de Lisboa •Pós-graduação em Bioética na Universidade Católica Portuguesa • Curso e estágio de Análise Transaccional (CEGOC, Lisboa).

Percurso Profissional: • Foi docente na Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição •Foi Enfermeira-Professora e Professora-Coordenadora do Ensino Superior Politécnico •Integrou a Comissão Instaladora da Escola de Enfermagem Pós-Básica do Porto •Foi coordenadora do Departamento de Enfermagem da Organização e da Comunidade, presidente do Conselho Pedagógico e membro efectivo do Conselho Científico da Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto •Foi bolseira da Organização Mundial de Saúde, tendo realizado um estágio no Canadá, na Faculdade de Ciências de Enfermagem da Universidade de Montreal •Colaborou na orientação do Mestrado em Pediatria da Faculdade de Medicina do Porto •Orientou teses de mestrado em Ciências de Enfermagem, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar do Porto •Participou em vários trabalhos de Investigação, da Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto e do Ministério da Saúde •Actualmente colabora com o Secretariado da Educação Cristã, da Diocese do Porto, na formação de catequistas aos diferentes níveis e faz parte do Secretariado da Catequese da Paróquia de Santa Maria de Lamas •É parte integrante do Conselho da Fundação Santa Maria (entidade que tutela o Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas).

Mário José Neves de Lima

Professor Auxiliar e Investigador do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), da Universidade de Aveiro.

Percurso escolar no Colégio: 5º ao 12º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento pela Universidade de Aveiro, em Engenharia Electrónica e Telecomunicações.

Percurso Profissional:  • Realizou estágio profissional na Portugal Telecom, na Direcção Central de Investigação e Desenvolvimento - Centro de Estudos de Telecomunicações (DCID/CET). •É investigador do Grupo de Comunicações Ópticas da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações - Pólo de Aveiro, na área científica de Comunicações Ópticas. • É Professor Auxiliar do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), da Universidade de Aveiro.

Osvaldo Carvalho Alves Ferreira

Violinista e Director de Orquestra.

Percurso escolar no Colégio: 7.º ao 9 .º ano.

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Violino pelo Conservatório de Música do Porto e prémio de melhor aluno atribuído pela Fundação Engenheiro António de Almeida. •Foi bolseiro do Ministério da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian. • Realizou Mestrado em Direcção de Orquestra em Chicago e pós-graduação no Conservatório de S. Petersburgo, na classe de Ilya Mussin.

Percurso Profissional: • Foi professor de Educação Musical no Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas. •Foi fundador e director artístico do Festival de Música de Santa Maria da Feira. • Foi Maestro Titular da Orquestra do Algarve. • É maestro convidado regular em Portugal, Rússia, Europa Comunitária, Brasil e EUA. • Colaborou com os seguintes músicos: Maria João Pires, Roger Muraro, Jean Marc Luisada, Elisabete Matos, Pedro Burmester, Gerardo Ribeiro, Mário Laginha, Ivan Monighetti, Irina Tseitlin, Stefan Dhor, Berlin Philharmonic Quartet, Gordon Hunt, Bernardo Sassetti, Daniel Rowland, Maria José Falcão, Alex Klein, Yang Liu, Danil Shtoda, Sergei Roldugin e Saint Petersburg Virtuosi. •É Director Artístico do Festival Unicamp, no Brasil, Director da Orquestra do Festival Internacional de Música de Viana do Castelo, Maestro Titular da Orquestra da Póvoa de Varzim e Director Artístico do Festival Internacional de Música do Algarve. •Em 2009 assumirá a Direcção Artística da Oficina de Música de Curitiba.

Rui Pedro Soares de Almeida e Sousa

Marionetista,  fundador da Companhia “Marionetas da Feira”

Percurso escolar no Colégio: 10º ao 12º ano

Habilitações Literárias: • Bacharelato em Artes, pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos

Percurso Profissional: • Foi professor de Educação Visual e Tecnológica e animador sociocultural. • Iniciou-se no Teatro D.Roberto, uma quase extinta arte de representação em Portugal, por intermédio do Mestre José Gil. •É fundador da companhia de teatro de marionetas, “Marionetas da Feira”, que se dedica à produção de espetáculos de marionetas de fios, de varas e de manipulação direta e do Teatro D. Roberto. • É vogal da direção da UNIMA Portugal, União da Marioneta de Portugal.

 

Sílvia Carla Rosário Ribeiro

Médica na USF de Anta

Percurso escolar no Colégio: 9º ao 12º ano

Habilitações Literárias: • Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Percurso Profissional: Realizou o Internato Geral no Hospital de S. João, no Porto. Especializou-se em Medicina Geral e Familiar, no Hospital de S João e no Centro de Saúde de Albergaria a Velha. Fez serviço de emergência no Hospital de S. Sebastião. Exerceu no Centro de Saúde de Espinho. Atualmente, exerce na Unidade de Saúde Familiar de Anta. 

Victor Fernando da Veiga Castanheira

Administrador do grupo "Caixa Geral de Depósitos".

Percurso escolar no Colégio: 8.º ao 11.º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Pós-Graduação em Análise Financeira.

Percurso Profissional: • Foi responsável pela área comercial das empresas do grupo "Jorge Pinto de Sá", em Paços de Brandão e pela área financeira e de gestão das empresas do grupo "Amorim". •Integra o grupo "Caixa Geral de Depósitos", primeiro no Porto, na Direcção Comercial do Norte, depois em Lisboa, na coordenação da Direcção de Grandes Empresas, na Administração do "Caixa, Banco de Investimento" e, mais recentemente, nas Administrações da "Locarent" e da "Caixa, Leasing e Factoring".

Vítor Reis

Diretor da ESAI, Escola Superior de Atividades Imobiliárias.

Percurso escolar no Colégio: 7.º ao 12 .º ano.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Gestão Imobiliária (ESAI). Mestrado pela University Northumbria (Reino Unido), na área de “Property Valuation”.

Percurso Profissional: Ingressou no Curso de Oficiais Fuzileiros da Reserva Naval, tendo passado à reserva na categoria de Tenente Fuzileiro. Membro do RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors e Avaliador Imobiliário inscrito na CMVM. Membro fundador da “Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários”.Perito Oficial da Lista Permanente do Tribunal da Relação de Lisboa  e Perito Avaliador do Tribunal Arbitral do Centro de Arbitragem da Propriedade e do Imobiliário ESAI. Coordenador do Curso de Avaliação Imobiliária e do MBA de Avaliação Imobiliária, que concede certificação da CMVM. Gerente da empresa KTESIOS APPRAISAL - Consultoria e Avaliações Imobiliárias, Lda. Diretor da ESAI – Escola Superior de Atividades Imobiliárias, sendo por inerência Diretor do Conselho Pedagógico e Científico

Contactos

Rua da Salgueirinha, n.º 325
4535-368 Santa Maria de Lamas
Telefone: 227470210
Fax: 227454993
Email: geral@colegiodelamas.com

Parcerias