Campanha Grãos de Arroz

Como forma de viver a quadra da Quaresma, a disciplina de EMRC convidou a comunidade do Colégio de Lamas a uma iniciativa solidária: a Campanha ‘Grãos de Arroz’. Os professores desafiaram os alunos a um gesto concreto de solidariedade, partilha e renúncia em favor das famílias mais carenciadas da localidade onde se localiza a nossa escola.

A ideia foi dar um pouco do que temos com quem tem ainda menos pois ‘grão a grão, enche a galinha o papo’. Assim, cada aluno foi convocado a um pequeno mas singelo gesto de generosidade: oferecer um kg de arroz.

O destinatário desta campanha foi ‘O Mercadinho’ que é um projeto do Fórum Social de Santa Maria de Lamas que garante o essencial, em termos de bens alimentares e produtos de higiene, a quem mais precisa e está identificado oficialmente pelas instituições da freguesia.

As pessoas pobres, de acordo com o número de membros da sua casa, podem levar produtos variados, pois têm um valor de compras disponível em cada semana. Os técnicos da instituição ajudam cada pessoa a escolher e diversificar as coisas que levam de forma a ensinar a adquirir de forma correta e equilibrada os bens de que necessitam.

Na semana de 19 a 23 de fevereiro foi feita a sensibilização em todas as aulas de EMRC bem como nas redes sociais da escola e, na semana seguinte, de 26 de fevereiro a 02 de março, os alunos puderam entregar o seu contributo. O resultado final foi muito bom já que se conseguiu reunir e entregar no dia 12 de março ao Fórum Social de Santa Maria de Lamas 330 kg de arroz.

Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença pois, como dizia Mahatma Gandhi, devemos ‘ser a mudança que queremos ver no mundo’. Podemos desta forma viver o provérbio africano que diz que ‘muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo pequenas coisas, mudarão a face da terra’. Obrigado a todos!