Comunicação da Diretora a toda a Comunidade Educativa

 

Estimado(a) Encarregado(a) de Educação,

Como sabe, o Colégio de Lamas tem sido, desde há 50 anos, uma escola humanista e inclusiva que possibilitou um ensino de rigor e de qualidade a mais de 20 mil alunos. Foi sempre um local de segurança, conhecimento, orientação e estímulo para aprender.

Hoje podemos dizer que crescemos como uma escola moderna e inovadora, sempre na linha da frente da ambição de ensinar, de educar com valores éticos e de formar alunos bem-sucedidos, na escola e na vida.

Ao longo da nossa história, criámos um serviço educativo de excelência, expandimos e requalificámos as nossas instalações, atualmente compostas por cinco edifícios de salas de aula, laboratórios, um pavilhão desportivo, uma piscina, um grande auditório, uma biblioteca e uma cantina, visando sempre proporcionar as melhores condições de aprendizagem e de bem-estar.

No ano passado, o Colégio foi surpreendido com a decisão do Ministério da Educação de não cumprir o contrato de associação assinado para três anos letivos. Uma mudança não desejada que estamos a enfrentar com coragem, desde logo no plano jurídico, mas também no plano pedagógico. Não desistimos. Nesse sentido, temos trabalhado afincadamente, não só para encontrar soluções que nos permitam alicerçar a viabilidade do Colégio, como também para garantir a sua renovação como escola moderna e inovadora, conforme poderá constatar através do nosso novo Projeto Educativo.

Em resultado deste processo de reorganização do Colégio, vamos lançar, no próximo ano letivo (2017-2018), uma nova oferta educativa que engloba a educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e, para garantirmos a sustentabilidade económica do Colégio, temos, inevitavelmente, que proceder à atualização dos valores das propinas.

Como compreenderá, a reformulação do preçário foi uma decisão muito difícil de tomar, apesar de sabermos que seria a única solução para o Colégio continuar em pleno funcionamento, oferecendo as melhores condições de sempre: qualidade das instalações e dos recursos humanos; ambiente controlado e seguro; atividades de complemento curricular à medida dos interesses dos alunos; ensino de excelência, educação para o futuro.

Aproveitamos, assim, esta oportunidade para o convidar a participar na apresentação do novo Projeto Educativo, que se realizará no próximo dia 23 de fevereiro, às 18h30, no nosso Auditório. A sua participação é fundamental.

Agradecemos a sua confiança no nosso trabalho e reforçamos o nosso compromisso de garantir uma aprendizagem escolar feliz e bem-sucedida a todos os nossos alunos.

Com muita estima e consideração,

Joana Vieira

Diretora

Alunos do 12.º INF na Academia de Código Júnior

 

Hoje os nossos finalistas do 12º Ano do Curso Profissional de Gestão de Programação de Sistemas Informáticos juntaram-se aos alunos do 5º Ano e foram seus tutores na aula de Academia de Código. Juntos analisaram problemas, descobriram soluções, construíram aplicações e estabeleceram novas amizades.

Um experiência muito bem sucedida e a repetir nas próximas aulas!

Exames dos Cursos Profissionais - Época especial de janeiro de 2017

 

  • Inscrições de 12/12/2016 a 6/01/2017.
  • Calendário Exames a 9/01/2017.
  • Afixação das matrizes a 16/01/2017.
  • Realização das Provas de 23/01/2017 a 26/01/2017.

Calendário de Exames:

  • Eletricidade/Eletrónica (módulo 9): dia 23 de janeiro, às 15:20, na sala 14 do bloco I.
  • Tecnologias Aplicadas (módulo 6): dia 23 de janeiro, às 15:20, na sala 14 do bloco I.
  • Português (módulos 9, 11 e 12): dia 24 de janeiro, às 09:30, na sala 97 do bloco IV.
  • Matemática (módulos A6 e A10): dia 26 de janeiro, às 09:30, na sala 97 do bloco IV.

Consulte aqui as matrizes dos exames dos Cursos Profissionais.

 

Contentor solidário Ultriplo no Colégio de Lamas

(Roupa, Calçado, Brinquedos)

No âmbito do Projeto Educativo do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, no que à responsabilidade social diz respeito, a nossa escola passa a contar com um contentor solidário da Ultriplo, numa iniciativa e dinamização da disciplina de EMRC e seguindo o princípio dos 3’Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

O contentor, de cor verde, encontra-se instalado junto à portaria do Colégio e os alunos, famílias, professores e pessoal não docente poderão depositar, em sacos fechados, roupa, calçado e brinquedos que já não sejam utilizados.

A Ultriplo é uma empresa que assegura a valorização dos bens que recolhe, garantindo a proteção e o desenvolvimento sustentado do meio ambiente e é parceira de inúmeras instituições de solidariedade social, onde fazem chegar o que as pessoas já não precisam a quem mais necessita.

De destacar o protocolo de colaboração e parceria celebrado entre a Ultriplo e a Cruz Vermelha Portuguesa que desenvolve mecanismos de cooperação que tornam possível e promovem a participação conjunta em atividades de caráter social e de emergência.

A Ultriplo garante que não exporta o que recolhe, para ser triado em países onde a mão-de-obra é mais barata e dá prioridade a todas os pedidos que chegam dos seus parceiros sociais, cumprindo requisitos mínimos de qualidade e utilidade para o utilizador final.

Esta instituição, que é 100% portuguesa, mantém um stock permanente de 30 toneladas de roupa para resposta imediata à Cruz Vermelha Portuguesa em situações catástrofe e complementa o apoio social em território nacional com ações humanitárias em campos de refugiados de países em guerra.

Está nas nossas mãos ajudar! Contamos contigo!

Eleitos os novos corpos sociais da Associação de Pais

 

No passado dia 14 de outubro, em Assembleia Geral da Associação de Pais, foram eleitos os novos corpos sociais da APECL:

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Paulo Fortunato
1.º Secretário: Isabel Teixeira
2.º Secretário: Pedro Pinto

DIREÇÃO
Presidente:Manuel Sousa
Vice-Presidente: José Carlos Reis
Vice-Presidente: Manuel Alçada
Secretário: Marinha Baptista
Tesoureiro: Isabel Sousa
Vogais: Camilo Gonçalves, Sandra Meireles, Cristina Reis

CONSELHO FISCAL
Presidente: Emília Moreira
Vogais: Jorge Vaz, Isabel Cristina Oliveira

Mais informações sobre a APECL aqui.

Exames dos Cursos Profissionais - matrizes época especial de dezembro 2016

 

Consulte aqui as matrizes dos exames da época especial.

O calendário de exames é o seguinte:

  • Português (módulo 12): 7 de dezembro, 9:30, sala 97 (bloco IV).
  • Matemática (módulos A6 e A8): 7 de dezembro, 9:30, sala 97 (bloco IV).
  • Tecnologias Aplicadas (módulo 7): 6 de dezembro, 9:30, sala 14 (bloco I).
  • Práticas Oficinais (módulo 12): 5 de dezembro, 15:20, sala 14 (bloco I).

Os resultados serão afixados no dia 15 de dezembro.

 

 

O Colégio tem Toneladas de Ajuda para dar!

 

O Colégio está inscrito na iniciativa da Suldouro “Campanha Toneladas de Ajuda – Campanha de recolha de resíduos de embalagens com fim solidário, focada na deposição seletiva de resíduos de embalagens de papel/cartão e plástico, metal e ECAL (Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos) nos estabelecimentos de ensino da sua área de abrangência – concelhos de Santa Maria da Feira e Via Nova de Gaia. Os objetivos desta iniciativa são “promover a deposição seletiva de resíduos de embalagem, incentivar as ações de solidariedade ao nível local e em contexto escolar e promover a política dos 3R´s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar)”.

Existem pontos de recolha distribuídos pelos blocos de forma a arrecadar o máximo de resíduos possível. No final da campanha, a Suldouro realizará a contabilização do material recolhido e atribuirá ao Colégio um diploma de participação e um cheque-prémio endossado à causa social escolhida pelo Colégio – Centro Maranatha, de acordo com a seguinte escala: 1 Saco amarelo (cerca de 7 kg de plástico e/ou metal) = 1€; 1saco azul (cerca de 20 kg de papel e/ou cartão) =0,75€.

É importante a ajuda de toda a comunidade escolar pois existem algumas regras que teremos de ter em atenção: a cada recolha, a Suldouro analisará o conteúdo dos nossos sacos, sendo que a deposição de materiais que não os considerados para a Campanha será penalizada com a não contabilização do saco em causa; as embalagens devem ser escorridas e espalmadas; só serão contabilizados sacos completamente cheios.

Esta campanha teve início no mês de novembro e decorrerá até 23 de junho de 2017, sendo dinamizada pelo Clube do Ambiente e é apoiada pelos alunos do Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Comando e Curso Profissional de Técnico de Turismo.

Contactos

Rua da Salgueirinha, n.º 325
4535-368 Santa Maria de Lamas
Telefone: 227470210
Fax: 227454993
Email: geral@colegiodelamas.com

Parcerias