Oficina de Expressões

As Oficinas de Expressões têm envolvido os alunos do 5º ano de escolaridade na realização de diversos projetos de trabalho relacionados com a escrita, a ilustração, o teatro e a música. Atendendo à sensibilidade e aos interesses dos grupos, os professores têm procurado que cada sessão constitua um privilegiado espaço de encontro, de aprendizagem coletiva e de partilha de saberes. Acima de tudo, num mundo em constante mutação e em que se valoriza o que é efémero, a intenção é que os alunos mais novos vejam as múltiplas expressões artísticas como uma forma de encantamento e como uma componente fundamental na sua formação, porque elas, ao darem asas aos sonhos, acabam por nos tornar mais humanos e mais próximos dos outros.

Exames 2017

Informações para os alunos relativamente aos exames (atualizado a 24.05)

As inscrições para a primeira fase dos exames nacionais decorrem de 13 a 24 de fevereiro. Consulte todas as informações sobre os exames nacionais no Guia Geral de Exames 2017.

Calendarização das ações para os exames finais nacionais do ensino secundário e acesso ao ensino superior - 2017

Em 13/02: Início da venda do boletim de inscrição para provas e exames, nas escolas de ensino secundário.

De 22/02 a 11/03: Inscrição para a realização de pré-requisitos (1).

De 13/02 a 24/02: Inscrição para a 1.ª fase de exames nacionais do ensino secundário e provas de equivalência à frequência (prazo normal).

De 04/04 a 06/05: Realização de pré-requisitos, de acordo com o calendário concreto a fixar e divulgar por cada instituição de ensino superior que os exige (1).

Até 26/04: Anulação da matrícula no ensino secundário (nos casos aplicáveis).

De 19/06 a 27/06: 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário.

Em 13/07: Afixação dos resultados da 1.ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência.

De 19/07 a 10/08: Apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

13/07 a 17/07: Inscrição para a 2.ª fase de exames nacionais do ensino secundário e provas de equivalência à frequência (prazo normal).

De 19/07 a 24/07: 2.ª fase dos exames nacionais.

Em 04/08: Afixação dos resultados da 2.ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência.

Em 14/08: Afixação dos resultados da reapreciação dos exames da 1.ª fase.

Em 25/08: Afixação dos resultados da reapreciação dos exames da 2.ª fase.

Em 11/09: Divulgação do resultado da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

De 11/09 a 22/09: Apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Em 29/09: Divulgação do resultado da 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

De 04/10 a 09/10: Apresentação da candidatura à 3.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior (a confirmar).

Em 13/10: Divulgação do resultado da 3.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior (a confirmar).

(1) Pode ter lugar uma 2.ª chamada para a realização dos pré-requisitos para algumas instituições de ensino superior, nas condições e prazos fixados por deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para informações sobre a existência, condições de utilização e calendários, consultar a instituição de ensino superior em causa.

Links úteis:

Guia Geral de Exames 2017 (DGES)

Calendário de Exames 2016/2017

Inspiring Future

Partilhamos uma boa notícia!

A providência cautelar interposta pelo Colégio de Lamas, no âmbito do incumprimento do Contrato de Associação celebrado com o Estado para o triénio de 2015 a 2018, mereceu decisão favorável do Tribunal Administrativo de Lisboa.

Apesar de não ser uma decisão definitiva, é uma importante vitória na luta contra a injustiça de que foram vítimas as famílias que escolheram a nossa escola para o futuro dos seus filhos.

Agradecemos, mais uma vez, o apoio de todos.

Continuaremos a travar a batalha em defesa do nosso Colégio até à vitória final!

Galas dos Finalistas

Este ano o grupo de EMRC irá organizar as galas de finalistas para os alunos dos 6.º, 9.º e 12.º anos. Os eventos decorrerão no Auditório António Joaquim Vieira, sempre às 17:45, permitindo a presença de pais e encarregados de educação.

No dia 30 de maio teremos a gala do 6.º ano, no dia 1 de junho a do 9.º e, para finalizar, a do 12.º ano no dia 5 de junho. Estão todos convidados.

Palestra de Photoshop no Colégio

No dia 20 de maio, o artista digital José Paulo Reis apresentou uma palestra de Photoshop no nosso Colégio, focando-se no retoque de moda e arte digital. Sendo um dos principais artistas nacionais, José Paulo Reis é também um ex-aluno do Colégio. Esta foi uma iniciativa do Curso Profissional de Técnico Multimédia, aberta a toda a comunidade, que decorreu no Auditório António Joaquim Vieira, das 09:00 às 12:00 de sábado, dia 20 de maio.

Colégio na Feira das Profissões de Espinho

Nos dias 17 e 18 de maio estivemos presentes na XI edição da Feira das Profissões de Espinho, organizada pelo Centro Social de Paramos, no Centro Multimeios (Espinho).

Professores e Pais à conversa

E porque o próximo ano letivo está a chegar, convidamos os pais dos alunos que irão ingressar no 7º e 10º ano para uma conversa!

Dia 23 de maio, às 17:45, com os pais dos alunos que irão ingressar no 7.º ano e no dia 25, à mesma hora, com os pais dos alunos que irão ingressar no 10.º ano.

Contamos convosco.