Comunicação da Diretora a toda a Comunidade Educativa

Estimado(a) Encarregado(a) de Educação,

Como sabe, o Colégio de Lamas tem sido, desde há 50 anos, uma escola humanista e inclusiva que possibilitou um ensino de rigor e de qualidade a mais de 20 mil alunos. Foi sempre um local de segurança, conhecimento, orientação e estímulo para aprender.

Hoje podemos dizer que crescemos como uma escola moderna e inovadora, sempre na linha da frente da ambição de ensinar, de educar com valores éticos e de formar alunos bem-sucedidos, na escola e na vida.

Ao longo da nossa história, criámos um serviço educativo de excelência, expandimos e requalificámos as nossas instalações, atualmente compostas por cinco edifícios de salas de aula, laboratórios, um pavilhão desportivo, uma piscina, um grande auditório, uma biblioteca e uma cantina, visando sempre proporcionar as melhores condições de aprendizagem e de bem-estar.

No ano passado, o Colégio foi surpreendido com a decisão do Ministério da Educação de não cumprir o contrato de associação assinado para três anos letivos. Uma mudança não desejada que estamos a enfrentar com coragem, desde logo no plano jurídico, mas também no plano pedagógico. Não desistimos. Nesse sentido, temos trabalhado afincadamente, não só para encontrar soluções que nos permitam alicerçar a viabilidade do Colégio, como também para garantir a sua renovação como escola moderna e inovadora, conforme poderá constatar através do nosso novo Projeto Educativo.

Em resultado deste processo de reorganização do Colégio, vamos lançar, no próximo ano letivo (2017-2018), uma nova oferta educativa que engloba a educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e, para garantirmos a sustentabilidade económica do Colégio, temos, inevitavelmente, que proceder à atualização dos valores das propinas.

Como compreenderá, a reformulação do preçário foi uma decisão muito difícil de tomar, apesar de sabermos que seria a única solução para o Colégio continuar em pleno funcionamento, oferecendo as melhores condições de sempre: qualidade das instalações e dos recursos humanos; ambiente controlado e seguro; atividades de complemento curricular à medida dos interesses dos alunos; ensino de excelência, educação para o futuro.

Aproveitamos, assim, esta oportunidade para o convidar a participar na apresentação do novo Projeto Educativo, que se realizará no próximo dia 23 de fevereiro, às 18h30, no nosso Auditório. A sua participação é fundamental.

Agradecemos a sua confiança no nosso trabalho e reforçamos o nosso compromisso de garantir uma aprendizagem escolar feliz e bem-sucedida a todos os nossos alunos.

Com muita estima e consideração,

Joana Vieira

Diretora