De 21 a 30 de setembro celebrou-se a Semana Nacional da Educação Cristã. Uma oportunidade singular para refletir na importância que os valores do Cristianismo assumem na construção da civilização europeia e na identidade e cultura nacional.

Estes valores constituem-se de forma indelével como os alicerces essenciais do Projeto Educativo do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas. Assim, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica desafiou os alunos de todas as turmas a um gesto simbólico de enorme relevância. A iniciativa chamou-se ‘É Preciso ter muita Lata’.

Na base desta dinâmica estiveram algumas premissas fundamentais: A Educação desafia a uma formação, crescimento e amadurecimento integral; O Colégio de Lamas alicerça a sua filosofia educativa no humanismo cristão; Queremos uma escola em que cada aluno trabalha para construir o seu projeto de vida de forma consciente, aberto e solidário; Desejamos um educação com um compromisso social efetivo, profundamente humanista; A disciplina de EMRC é um espaço curricular para a reflexão e diálogo das questões, valores e princípios fundamentais da existência humana, onde a responsabilidade social e a solidariedade são atitudes desafiantes para a felicidade e realização pessoal; Os alunos de EMRC devem ser atrevidos, corajosos, determinados, radicais; O mandamento do Amor resume a mensagem de Jesus Cristo; Estamos a viver as últimas semanas do Jubileu da Misericórdia.

A 1ª semana de aulas (19 a 23 de setembro) foi momento da sensibilização para este projeto e a semana seguinte (26 a 30 de setembro) constituiu-se como a ocasião para concretizar a ideia original.

Assim, os alunos foram convidados a trazer na segunda semana de aulas uma lata de alimentos ou bebidas e cada um colocou um de três símbolos: logotipo EMRC do Colégio de Lamas, símbolo do Colégio de Lamas ou logotipo do Jubileu da Misericórdia.

As ofertas foram colocadas no edifício administrativo sob a forma de uma escultura em que as latas foram a base da construção de uma cidade. Cada lata foi uma casa/apartamento na edificação da cidade de uma nova humanidade mais humana, justa, fraterna e altruísta.

Após a conclusão da construção da cidade, todas as latas foram oferecidas à Conferência de S.Vicente de Paulo de Santa Maria de Lamas que se dedica a ajudar as famílias mais carenciadas da localidade.

MUITO OBRIGADO A TODOS... TIVEMOS MUITA LATA!!!

Prof. Paulo Costa