Exposição de Antigos Alunos de Artes Visuais

No próximo sábado, dia 7 de julho, pelas 17h00, será inaugurada a Exposição de Antigos Alunos de Artes Visuais do Colégio de Lamas, na Fapfeira (Santa Maria de Lamas).

Esta exposição tem como finalidade reunir os alunos de Artes Visuais que passaram pelo Colégio de Lamas ao longo de 40 anos.

Como se sabe, este ano, o Colégio de Lamas deixa de ter turmas com Contrato de Associação, havendo a possibilidade da perda da área de Artes Visuais, pelo menos nos moldes em que existiu. Por isso, e para fechar um ciclo que foi fantástico, surgiu a ideia, juntamente com alguns destes ex-alunos, de dar corpo a uma exposição que reunisse este grupo que passou por esta escola, tendo sido para alguns deles o prelúdio da sua formação na área das artes. Paralelamente, pudemos contar também com a participação de alguns professores que contribuíram para a sua formação.

Atualmente, alguns destes alunos estão ligados ao mundo das artes, nas suas diferentes vertentes. Outros seguiram por outros caminhos profissionais, mas a “semente” ficou lá, continuando a criar tendo em conta as diferentes expressões artísticas. Não existe um tema, nem técnica, nem expressão, mas sim um formato comum, respeitando desta forma a liberdade artística, de fruição e de pensamento. O resultado é a criação de uma instalação, em formato 20x20, gerando uma mancha visual pautada por diferentes expressões artísticas.

Conseguiu-se reunir um considerável conjunto de trabalhos que merecerão, sem dúvida, a visita ao espaço da Fapfeira em Santa Maria de Lamas, instituição que acolheu ao longo de vários anos as Exposições dos Finalistas de Artes Visuais com muito carinho e disponibilidade.