Voluntariado na Campanha do Banco Alimentar

Pela segunda vez neste ano letivo, o Colégio de Lamas participou na Campanha do Banco Alimentar.

Numa parceria com a ONGD 'Rosto Solidário', 45 alunos das turmas do ensino secundário e, ainda, do 7ºano, acompanhados pelos professores de EMRC/Interioridade estiveram na superfície comercial Continente de Santa Maria da Feira no sábado, dia 25 de maio das 8.30h às 22.00h.

Na linha do nosso Projeto Educativo, no que à educação para a cidadania e para a responsabilidade social diz respeito, quisemos proporcionar mais uma experiência de voluntariado aos nossos alunos no âmbito da solidariedade e da partilha do que são e têm. Colaborar na luta contra a fome das famílias mais carenciadas é um dever que assumimos com altruísmo e alegria.

Os alunos divididos em sete grupos ao longo de toda a jornada convidaram as pessoas à oferta de bens alimentares e a adesão foi muito satisfatória. O resultado final foram dezassete carrinhos de compras a distribuir por algumas instituições regionais que prestam auxílio a muitas pessoas carenciadas e que estão devidamente identificadas.

De referir que os Bancos Alimentares são uma resposta necessária mas provisória, porque "toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" (Artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem).

Os Bancos Alimentares em atividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a ação de instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 390.000 pessoas.