Semana dos Afetos de 11 a 15 de novembro

Na semana de 11 a 15 de novembro terá lugar a SEMANA DOS AFETOS. O lema inspirador deste ano é uma das ideias mais famosas de ‘O Principezinho’: ‘Só se vê bem com o Coração’.

Trata-se de uma iniciativa da disciplina de EMRC/INTERIORIDADE no contexto do Projeto de Educação Afetiva e Sexual do Colégio, como vem sendo hábito há vários anos.

O símbolo deste ano letivo é a MOCHILA. As características desta bolsa, que nos permitem transportá-la facilmente às costas para qualquer lado, tornam-na numa metáfora interessante e significativa daquilo que somos como pessoas, daquilo que é importante para a nossa existência e daquilo que tem valor afetivo para a nossa vida. Efetivamente, a mochila acompanha-nos, como fiel companheira das nossas aventuras diárias e dentro dela levamos connosco as coisas de que mais precisamos e de que mais gostamos, tal como sinais ou representações afetivas das pessoas que mais amamos nas caminhadas da nossa história pessoal.

Para que várias dimensões afetivas fossem refletidas e contempladas, a Semana dos Afetos é o âmbito temático do Projeto de Compreensão de EMRC.Interioridade. Eis a distribuição dos temas do Projeto ‘Mochilas dos Afetos’: 1º ano: Brincadeira; 2º ano: Animais/ Plantas; 3º ano: Amizade; 4º ano: Família; 5º ano: Profissões; 6º ano: Educação (Colégio); 7º ano: Desporto; 8º ano: Música; 9º ano: Viagens/ Lazer; 10º ano: Solidariedade; 11º ano: Religiões; 12º ano: Amor.

Assim, dois trabalhos serão apresentados à comunidade escolar na próxima semana: Exposição ‘Mochilas dos Afetos’ (duas por turma: alunos de EMRC e Interioridade deste semestre) no Edifício Administrativo e Exposição ‘Só se vê bem com o Coração’ (corações em trabalho manual individual a decorar as janelas do Colégio).