Projeto "Amigos dos Doentes": fotos

Os professores de EMRC/Interioridade e Filosofia dinamizam há seis anos uma iniciativa solidária muito especial. No âmbito da responsabilidade social e cidadania que estão no cerne do Projeto Educativo do Colégio de Lamas, voltamos a levar a cabo a iniciativa ‘AMIGOS DOS DOENTES’.

Nos dias 24 e 31 de janeiro e 07 e 14 de fevereiro, cerca de cem alunos das turmas do ensino secundário desenvolveram uma experiência de voluntariado no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. Em cada dia, os professores acompanharam dois grupos que se distribuiram pelas alas de Pediatria e Medicina Interna.

Os alunos levaram muita alegria e afetos para partilhar com os doentes daquela instituição de saúde e desenvolveram várias atividades musicais, cénicas, recreativas e culturais junto das crianças e adultos enfermos, partilhando o que são, sentem e sabem. Os discentes que tiveram o privilégio de dar-se a pessoas que nesse momento passam pela experiência da dor e do sofrimento, levarão também algumas ofertas que estão a preparar com muito carinho.

Nos dias em que aconteceram as visitas aos doentes, os alunos participaram numa ação de formação especializada orientada por técnicos do Hospital tendo em vista a especificidade deste contacto com os doentes.

Esperamos ter levado um pouco de conforto, entusiasmo e otimismo às crianças e às demais pessoas doentes com quem partilharemos o que somos e temos. Cuidar dos doentes é um ato de altruísmo da maior relevância e acreditamos que receberemos muito mais do que aquilo que daremos. Entrar em contacto com a fragilidade humana de pessoas hospitalizadas é uma experiência muito intensa e com aprendizagens existenciais da mais elevada riqueza pedagógica.