Neste ano letivo, o Colégio de Lamas dispõe de 500 iPads, o que permite que cada aluno do 1º ciclo ao secundário, tenha o seu próprio iPad para um uso individual na sala de aula e em casa.
A implementação do programa de utilização do iPad iniciou-se em 2016, no âmbito da estratégia de modernização do ensino e da aprendizagem do Colégio, que incluiu, na altura, a criação de dois novos níveis de ensino: a educação pré-escolar e o 1.º ciclo.
Em 2017, professores e alunos do 1º ciclo introduziram a tecnologia Apple no processo de ensino-aprendizagem. Face aos resultados positivos experienciados, em 2018 o programa estendeu-se aos alunos do 10º ano e em 2019 aos 11º e 12º anos.
“A visão estratégica do Colégio de Lamas assenta num compromisso educativo com a inovação e com a escola do futuro. Nesse sentido, temos vindo a implementar práticas de renovação e melhoria constante, apostando em projetos pedagógicos que vão muito para além do modelo tradicional, sendo a utilização do iPad disso exemplo. O Colégio de Lamas chega, assim, ao ano letivo 2020-2021 com os alunos de todos os níveis de ensino a utilizarem um recurso digital que, comprovamos ao longo destes três anos, ser essencial para redefinir as aprendizagens, explorar novas abordagens do conhecimento e desenvolver experiências criativas. Os nossos alunos estão mais confiantes, mais autónomos, mais responsáveis, mais criativos, mais competentes e mais comprometidos com o seu processo de aprendizagem”, afirma Joana Vieira, Diretora do Colégio de Lamas.