Coding

“Todos deviam aprender a programar... porque programar ensina a pensar.”

Todos somos dependentes da tecnologia e a tecnologia não vive sem o coding (programação): o alarme de casa, os nossos telemóveis, televisores, carros e até o dispositivo que está a utilizar para ler este texto não existiriam sem código!

Coding é a forma de comunicarmos com os computadores que estão presentes no nosso dia-a-dia. Cada vez que clicamos num rato, que passamos um dedo pelo ecrã do nosso telemóvel ou tablet, estamos a correr código.

Coding (ou programação) é o processo de dar instruções a um computador para que ele execute determinada tarefa. Escrever código (ou escrever um programa) é escrever um conjunto de instruções que leve o computador, o telemóvel ou o tablet a executar uma determinada tarefa.

Porquê o Coding?

Existem poucas formas melhores de preparar as nossas crianças para o futuro de que ensiná-las a programar (coding). O coding ajuda-as a desenvolver as competências para o século XXI e para a vida, tais como organização, persistência, trabalho de equipa, pensamento crítico e resolução de problemas.

O Coding desenvolve competências fundamentais

O Coding é a uma nova literacia, fundamental nesta era digital. É importante que as crianças compreendam a tecnologia que os rodeia e que sejam capazes de inovar no seu uso e criação. À medida que as nossas crianças escrevem código mais complexo, elas desenvolvem naturalmente competências como a concentração e a organização. Também desenvolvem a resiliência: não há melhor forma de reforçar a persistência do que resolver os desafios colocados pela correção do código (debugging).

O Coding melhora a performance académica das crianças

Aprender a programar é aprender uma nova língua que reforças as competências matemáticas, ajudando as crianças a visualizar conceitos abstratos e aplicar a matemática a situações reais do dia-a-dia. Também ensina comunicação lógica e pensamento computacional, reforçando tanto as competências verbais como escritas.

O coding ajuda a fortalecer a criatividade. Quando programam, as crianças aprendem através da experimentação, o que lhes permite encontrar soluções criativas para os problemas que lhes são colocados.

O Coding prepara as nossas crianças para o futuro

No nosso mundo digital em rápida evolução, é mais importante que nunca que as nossas crianças sejam portadoras das competências necessárias para se adaptarem e terem sucesso – e o coding tem aqui um papel importante.

Metade dos empregos mais bem pagos no mundo requerem algum tipo de conhecimentos de programação. Em 2020 haverá cerca de 1,4 mil milhões de empregos relacionados com ciência mas apenas 400 mil licenciados em ciências de computação, de acordo com o Instituto de emprego norte-americano.

No mínimo, as crianças de hoje terão de ter competências básicas de programação, por forma a estarem preparadas para o seu mercado de trabalho.

E, tal como na aprendizagem de uma nova língua, quanto mais novas as crianças, mais fácil se torna!

Daí que o Colégio tenha desenvolvido um projeto de aprendizagem de programação que envolve as crianças, desde a educação pré-escolar até ao 4.º ano, que chamou de coding @ Colégio de Lamas.

Neste projeto, as crianças aprendem a programar com jogos e atividades lúdicas adequadas ao seu perfil e faixa etária. Queremos que as nossas crianças aprendem programação de forma divertida, intuitiva e imaginativa! À medida que vão utilizando todos os jogos à sua disposição, as nossas crianças vão aprendendo os conceitos fundamentais de programação.

As nossas crianças começam esta aventura manipulando jogos semelhantes aos que têm em casa e vão evoluindo para ambientes virtuais onde podem continuar a utilizar jogos seus conhecidos, tais como o Lego® ou a Barbie®. Nestes ambientes, as crianças usam uma linguagem de programação visual que as ajuda a reconhecer padrões e a dominar os conceitos de programação como as sequências, as repetições, as condições, etc. Depois, podem dar asas à sua criatividade, animando os seus próprios jogos e contando histórias através do coding. Não há limites para a criatividade das nossas crianças!

A aventura do coding @ Colégio de Lamas já começou.