Minecraft

Image

O Minecraft é um dos jogos mais populares atualmente. É um jogo com gráficos simples e jogabilidade intuitiva, em que o jogador pode criar a sua própria aventura. Permite, também, construir réplicas de monumentos importantes.Pode ser aproveitado para desenvolver pensamento criativo, trabalho em equipa, aprendizagem ativa de diversos conteúdos, planeamento de ações futuras e também disciplina para obter sucesso. Embora seja um jogo de competição, o Minecraft requer a colaboração entre os jogadores. 

Podem ser trabalhadas imensas competências e conteúdos, como, por exemplo, temas ligados à geografia, porque explora uma certa noção espacial, à matemática, por trabalhar raciocínio lógico abstrato. Navegar pelos mundos tridimensionais do jogo, reconstruindo-os à vontade, é uma atividade que requer concentração e grande noção espacial. Outra grande mais-valia do jogo é o facto de ajudar a desenvolver um “pensamento de programador”.

 Ainda que grande parte dos mundos do "Minecraft" sejam compostos por blocos simples como terra e ferro, eles também escondem um tipo de bloco peculiarmente complexo: o de Redstone que serve para criar circuitos elétricos. A lógica de ação e reação dos circuitos ilustra os conceitos mais básicos da lógica de programação. Enquanto os alunos se divertem em grupo, podem ir desenvolvendo competências, sem nunca esquecer o modo multiplayer do jogo que permite que os pais construam e explorem os mundos de blocos ao lado dos filhos, divertindo-se ao mesmo tempo que acompanham o tempo que as crianças passam na internet.

Nas nossas aulas de Minecraft vão ser abordadas todas estas temáticas e componentes, sendo que o objetivo principal é o de construir à escala real dois monumentos situados no Parque de Lamas e, quiçá, o próprio Parque.