Oficinas de Trabalho Orientado

Ambientes Educativos Inovadores

O Projeto

Em conformidade com um forte património de valores, desenvolvido e consolidado em cinco décadas de história, o Colégio de Lamas assume um modelo pedagógico de caráter essencialmente humanista, segundo um paradigma de desenvolvimento de inteligências múltiplas, visando o desenvolvimento do aluno como pessoa feliz e como cidadão plenamente socializado e comprometido.
Neste sentido, a nossa visão estratégica assenta num compromisso educativo inovador – ESCOLA DO FUTURO, resultante de um processo de renovação educativa que teve início no final do ano letivo 2015/2016, altura em que foi criado o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), uma equipa de trabalho especificamente destinada à coordenação e implementação de dinâmicas de inovação curricular e pedagógica.
No seguimento destas práticas de renovação e melhoria constante, têm sido implementados novos projetos pedagógicos, apostando em particular na articulação entre aprendizagens formais e não formais, designadamente no âmbito da educação para a literacia digital; educação para a criatividade e empreendedorismo, educação ambiental e educação para a cidadania.

Objetivos

As Oficinas de Trabalho Orientado são um projeto que propõe aos alunos muito mais do que a tradicional transmissão do conhecimento. Baseado em aprendizagens diferenciadoras, nomeadamente em dinâmicas PBL – Project Based Learning - pretende proporcionar aos alunos de todos os ciclos de ensino a possibilidade de construírem o seu próprio conhecimento, desenvolvendo competências como a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a liderança, a comunicação, a colaboração, a flexibilidade e a adaptabilidade, competências fundamentais ter sucesso num mundo cada vez mais colaborativo e global.

Espaços

Seguindo as propostas do “Future Classroom Lab”, criado pela European Schoolnet e sob orientação da Direção Geral da Educação – Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), criamos dois ambientes educativos inovadores.
Estes dois ambientes educativos inovadores servem dois públicos distintos do Colégio:
1. Os alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo dispõem de um mobiliário adequado às suas faixas etárias e aos equipamentos tecnológicos que melhor se adaptam ao seu desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo.
2. Os alunos do 2º, 3º ciclo e Ensino Secundário dispõem de um espaço versátil onde diferentes tecnologias interagem em prol da implementação de metodologias de aprendizagens ativas.

Ambas as Oficinas oferecem uma organização espacial promotora de diferentes dinâmicas de aprendizagem e uma multiplicidade de ferramentas tecnológicas que permitem a exploração de novos cenários de aprendizagem com tecnologias digitais.
Cada uma das Oficinas de Trabalho Orientado é formada por seis diferentes espaços de aprendizagem. Cada espaço coloca a tónica numa competência de aprendizagem específica, explorando-se os elementos essenciais na aprendizagem do século XXI: os novos papéis e novas competências de alunos e professores, as metodologias ativas de aprendizagem, as tecnologias digitais e as tendências da sociedade e da economia que determinam os novos rumos da educação.

Equipamentos

30 iPads 10,7’’
15 HP x2 210 G2
2 Promethean Active Panel 70’’ com Webcam
4 Apple TV 32Gb 4ª Geração.
2 Projetores Multimédia Viewsonic PA503X
2 Telas Green Screen com Luminárias de 300w
1 Impressora 3D BeeinSchool

Mobiliário